sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FORTALEZA - ULTIMO DEBATE DOS PREFEITURÁVEIS, ANTES DA ELEIÇÃO.


TV VERDES MARES                                                                                                                         - FONTE  - DIARIO DO NORDESTE

Debate é decisivo para conquistar indecisos, afirmam candidatos

05.10.2012
Prefeituráveis tentaram mostrar, no último debate antes do 1º turno, que suas propostas são viáveis
Conquistar o voto dos eleitores indecisos e convencer a população de que as propostas apresentadas são viáveis para resolver os principais problemas da cidade. Com esses objetivos, os cinco candidatos a prefeito de Fortaleza que obtiveram melhor resultado na pesquisa Ibope participaram, ontem à noite, do último debate antes do primeiro turno das eleições deste ano, realizado pela TV Verdes Mares. Ao longo de cinco blocos, os postulantes debateram sobre temas específicos e de livre escolha. O debate foi comandado pelo jornalista Luiz Esteves.

Os candidatos a prefeito Elmano de Freitas, Renato Roseno, Roberto Cláudio, Heitor Férrer e Moroni Torgan debateram, ontem à noite, pela última vez antes do primeiro turno, suas propostas para administrar Fortaleza FOTO: KIS JÚNIOR


Para o candidato Roberto Cláudio (PSB), o momento serviu para que os postulantes discutissem, pela última vez, suas principais ideias para a cidade. "Os debates vêm sendo muito respeitosos, e esperamos que a população possa ouvir nossas sugestões para decidir as propostas que mais lhe agradam", declarou. Ele ressaltou que o debate é sempre importante, acrescentando que a tarefa dos candidatos agora é manter serenidade e respeito. "Vim aqui para falar de propostas, do que eu penso da nossa gente e da nossa cidade. Para mostrar como penso em resolver os problemas de Fortaleza".

Candidatos lembram dos indecisos



Renato Roseno (PSOL) disse que, ao longo da campanha, procurou dar o exemplo do que acha que deve ser a política. "Não recebemos dinheiro de empresas e fizemos uma campanha transparente, chamando a cidade para discutir", explicou. Ele ainda destacou que participou de todos os debates aos quais foi convidado e que vem discutindo a cidade há mais de um ano.

Animado com a reta final da campanha, ele diz que o que tem afastado as pessoas da política é a falta de princípios, procurando mostrar ao eleitorado que nem todo mundo é igual. Sobre o debate de propostas para a cidade, Roseno avaliou: "As candidaturas das máquinas dizem a mesma coisa, não divergem", disse.

Para Moroni Torgan (DEM), o debate é um momento especial da campanha. Ele minimizou os resultados das últimas pesquisas, afirmando que o que vale é o resultado das urnas. Moroni diz estar intensificando suas ações de campanha. "Tenho que compensar na sola do sapato e no gogó porque não tenho o que os outros têm em termos de estrutura". Segundo ele, todos têm propostas, mas a cidade permanece sem soluções. "Infelizmente, quem está com a caneta na mão não resolveu", alfinetou.

Candidatos trocam farpas após debate




Decisivo
Conforme Heitor Férrer (PDT), o último debate é decisivo, pois 11% dos eleitores ainda estão indecisos. "Quero deixar muito claro nesse debate a minha intimidade com a cidade, por ter sido médico, por ter sido vereador por quatro mandatos. Não vejo nos candidatos das máquinas essa intimidade", afirmou.

Segundo Heitor, os candidatos já debateram muito as propostas, mas a população precisa cobrar a execução delas. "Eu assinei compromissos com várias instituições, como a atual gestora também. Mas nunca foi requisitada para saber se o que ela assinou ela cumpriu", disse.

Já Elmano de Freitas tentou apresentar suas propostas e mostrar o que o PT fez nos últimos sete anos e meio na Capital. "Espero passar a mensagem de que a minha candidatura, do PT, tem propostas concretas para melhorar a saúde do município, para avançar na qualidade da educação e continuar fazendo de Fortaleza a Capital que mais cria emprego e distribui renda para o nosso povo", disse.

No seu entendimento, há boas propostas de várias candidaturas. "Mas estou seguro que a nossa é a que apresentou propostas mais concretas e com maior capacidade de execução por maior conhecimento da cidade e da máquina pública".

Recepção aos postulantes
Festa da militância para recepcionar seus candidatos, na entrada do prédio da televisão Verdes Mares, momentos antes de ser iniciado o debate Foto: Tuno Vieira
Chegando em pequenas concentrações, aproximadamente duas horas antes de o debate começar, como de costume, militantes se reuniram para esperar a chegada dos prefeituráveis e puxar músicas de apoio aos seus candidatos. Reunindo dezenas de pessoas, os apoiadores do postulante Renato Roseno (PSOL) foram os mais empolgados e organizaram palavras de ordem contra os candidatos com maior arrecadação na campanha.

Ativistas do candidato Heitor Férrer (PDT) também marcaram presença na concentração do debate, embora em número inferior. A palavra de ordem era principalmente contra o petista Elmano de Freitas (PT), chegando até a fazer referência ao suposto acúmulo de cargos públicos do prefeiturável, que culminou em ação do promotor de Justiça Ricardo Rocha nesta semana. A esposa do pedetista liderava a militância do marido.

Alguns militantes do pleiteante Roberto Cláudio (PSB) chegaram a recepcioná-lo na entrada do Canal 10, mas não fizeram maiores movimentações. Já Elmano de Freitas não levou militância. Apenas três filiados permaneceram nos arredores do Sistema Verdes Mares, mas afirmaram que souberam do debate "por acaso", enquanto voltavam de outra atividade de campanha, e resolveram esperar.

Comércio
A militância de Moroni Torgan (DEM) também não compareceu para apoiá-lo na prévia do debate, e este chegou a ganhar algumas vaias dos militantes do PSOL, ao adentrar o prédio da TV Verdes Mares. Tanto os apoiadores de Renato Roseno como de Heitor Férrer mostravam-se otimistas com a chance de um segundo turno.

Além de reunir filiados e simpatizantes dos partidos, o debate foi mais um ponto de encontro para vendedores ambulantes, que aproveitaram a oportunidade para uma "renda extra". Na ocasião, cinco trabalhadores informais chegaram ainda cedo para esperar os militantes, mas apenas um deles estava com o carro adesivado por um candidato, o vereador Acrísio Sena (PT).

Os demais até declararam apoio a outros candidatos, mas afirmaram que a estratégia pode não ser muito boa porque afasta a clientela da oposição. O ambulante José Maria Albuquerque diz que trabalha em festas e estádios e segue a mesma estratégia no caso dos debates, explicando que sempre fica sabendo dessa agenda através da televisão.

Ao chegarem, os vendedores já se informam com a militância para saber a previsão de movimento. Após a saída dos apoiadores, que ontem se deu às 22h30, os vendedores também encerram suas atividades.

SAIBA MAIS
Chegada
O primeiro a chegar à TV Verdes Mares foi o candidato Roberto Cláudio (PSB). Logo em seguida, foi a vez do candidato Heitor Férrer (PDT), que estava acompanhado do candidato a vice-prefeito de sua chapa, Alexandre Pereira.

Militantes
Renato Roseno (PSOL) foi recebido por militantes e entrou nas dependências do Sistema Verdes Mares acompanhado de sua vice, Soraya Tupinambá, e do vereador João Alfredo.

Último
Já Moroni Torgan chegou em seguida, com o vice Lineu Jucá e o presidente do DEM, Robinson de Castro. Elmano foi o último a chegar, juntamente com seu vice, Mourão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário