terça-feira, 23 de março de 2010

POLITICO DIZ QUE VENEZUELA DÁ APOIO AO NARCOTRÁFICO

Plantão
| Publicada em 23/03/2010 às 18h03m

Um ex-governador venezuelano foi preso depois de ter dito em um programa de televisão que a Venezuela dá apoio às operações de traficantes de drogas.
A declaração de Oswaldo Alvarez Paz, governador do Estado de Zúlia entre 1989 e 1995, foi feita no dia 8 de março, durante um programa do canal Globovisión, de oposição.
Segundo Paz, a "Venezuela se converteu no centro de operações que facilita os negócios do narcotráfico".
O ex-governador, que foi candidato à Presidência da Venezuela em 1993, também teria dito que o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez apóia "as estruturas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, o maior grupo rebelde colombiano)".
A Procuradoria Geral da Venezuela abriu processo contra o político dois dias depois das declarações, acusando-o de conspiração, de instigação pública à delinqüência e de difundir informação falsa.
Caráter 'político'
Paz deve começar a ser julgado nesta quarta-feira e, se for considerado culpado, pode pegar pena de dois anos a 16 anos de prisão, conforme informaram meios de comunicação oficiais.
Pouco antes de ser detido, segundo o canal Globovisión, o político assumiu a responsabilidade por suas declarações.
"Assumo integralmente a responsabilidade pelas coisas que falo e pelas coisas que faço", disse.
Para o advogado do ex-governador, Omar Estacio, a prisão tem caráter "político".
O partido opositor COPEI, do qual Paz faz parte, emitiu um comunicado afirmando que "o atual regime considera um delito opinar".
Governo e Justiça
O governo por sua vez, negou estar por trás da prisão do político opositor.
"Este cidadão não foi detido por ordem do presidente Hugo Chávez, e sim pela ordem de um tribunal", disse o ministro de Interior e Justiça Tarek El Aissami em entrevista coletiva em Caracas.
El Aissami disse que a "burguesia venezuelana" pretende estar "por cima da lei" e disse que Paz tem que "assumir as conseqüências" de afirmar "algo tão grave como tentar vincular nosso governo com redes do narcotráfico e terrorismo".
O deputado governista Manuel Villalba, da comissão de Meios de Comunicação do Parlamento, disse à agência de notícias estatal ABN que a prisão do opositor não representa uma ameaça à liberdade de expressão.
FONTE; google noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário