quarta-feira, 30 de setembro de 2009

OBAMA DECLARA ZONA CATASTRÓFICA NA SAMOA AMERICANA

30/09/09 - 05h42 - Atualizado em 30/09/09 - 05
Washington, 30 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou zona catastrófica no território americano de Samoa, depois do terremoto de 7,9 graus de magnitude na escala Richter e o posterior tsunami que atingiram ontem este arquipélago do Pacífico e causaram uma centena de mortos.
"A decisão do presidente permite pôr ajudas federais à disposição dos afetados no território americano de Samoa", informou o responsável da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), Craig Fugate.
Cerca de 100 pessoas morreram, segundo o Centro de Gestão de Desastres do Estado de Samoa, enquanto a Polícia do território americano confirmou que pelo menos 14 pessoas tinham falecido nessa zona do arquipélago.
Fugate nomeou a Kenneth Tingman coordenador federal para as operações de resgate na área afetada, segundo um comunicado divulgado na site da Fema.
A Fema, que ativou seu Centro de Coordenação Nacional para responder à emergência, já preparou o envio de provisões necessárias para a população afetada que incluem material de primeira necessidade e sanitário.
Os serviços de resgate das ilhas começaram a buscar cadáveres e sobreviventes, embora a tarefa está sendo difícil dado que grande parte do sistema de telecomunicações está estragado, depois que o terremoto originasse ondas de um a quatro metros de altura, de acordo ao Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, na região se registraram até treze réplicas sísmicas com uma magnitude superior aos cinco graus. EFE
O Portal de Notícias da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário