sexta-feira, 8 de março de 2013

"PAI É POSSIVEL DE OUTRO JEITO?"

JESUS, ANGUSTIADO, PERGUNTA AO PAI:
É POSSÍVEL DE OUTRO JEITO? (Artigo de Juanribe Pagliarin*)

Na sua última noite de vida, Jesus foi para um lugar chamado Getsêmane. Pediu aos discípulos que aguardassem ali, e levou somente Pedro, Tiago e João um pouco mais para dentro do Jardim.
Ele não escondeu o seu sentimento e disse aos discípulos:

- A MINHA ALMA ESTÁ TRISTE ATÉ À MORTE. FICAI AQUI E VIGIAI COMIGO.

E indo um pouquinho mais adiante, pôs-se de joelhos, colocou o rosto em terra e começou a orar ao Pai. Esta é a primeira e única vez que o Evangelho cita que Jesus orou de joelhos, com o rosto em terra. Ele não está “levantando os olhos ao Céu”, como sempre fazia. E esta posição de oração se torna muito mais significativa quando sabemos que, na Parábola do Fariseu e do Publicano, Ele nos deu a entender que orar sem olhar para o Céu é sinal de vergonha: “Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao Céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador!” (Lc 18:13).

Jesus não tinha do que se envergonhar. Contudo, em suas últimas horas de vida, o Senhor estava orando com o rosto em terra. Arqueou-se até se prostrar. Angustiado, orou:

- ABA, PAI, TUDO TE É POSSÍVEL; AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE; TODAVIA NÃO SEJA O QUE EU QUERO, MAS O QUE TU QUERES!

ABA. Esta palavra aramaica era empregada pelas crianças para chamar o pai com ternura, quando queriam pedir algo muito desejado. Envolve carinho e afeto, e quer dizer “Meu Papai”. Há muito amor e súplica neste início de oração do Senhor. Jesus nos dá o exemplo e mostra que, diante das lutas e dificuldades da vida, devemos dobrar os joelhos e orar amorosamente ao Pai. Ele havia garantido no seu ensino: “Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, em meu Nome, Ele vo-lo concederá” (Jo 16:23). Ele sabe, e sempre pregou que, para o Pai, não há impossíveis! (Mt 19:26). Ele reafirma isto na sua curtíssima e angustiante oração:

- Meu Papai, tudo te é possível! Afasta de mim este cálice!

A que cálice Ele se refere? Aos horrores pelos quais terá de passar nas próximas horas: humilhações, torturas, espancamentos, açoites, fome, sede, cansaço, flagelação e, por último, agonia na Cruz, traspassado pelas mãos e os pés, em uma posição extenuante, vazando sangue até a morte. Quem nunca sentiu pavor diante de uma possibilidade trágica? Ainda mais quando, escapar de tal perigo, depende só da sua própria vontade! Basta virar as costas e sair dali. Mas Ele não quer fazer a Sua própria vontade...

Então Ele se levanta e vai até aos discípulos, que dormem. Ele quer conversar com alguém. E fica mais triste ainda por ver que não pode contar com os melhores amigos na hora mais difícil da sua vida. Acorda-os e pergunta:

- NEM UMA HORA PUDESTES VIGIAR COMIGO?

Jesus sempre orou e intercedeu por todo mundo. A única vez em que pediu oração, não foi atendido. Então Ele volta ao lugar de oração, e pede ao Pai, de novo, a mesma coisa:

- PAI, SE QUERES, AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE; TODAVIA, NÃO SE FAÇA A MINHA VONTADE, MAS A TUA!

Ele pede livramento. Mostra que esta é a sua vontade. Mas Ele quer fazer a vontade do Pai. Neste grande dilema, levanta-se e vai até aos discípulos outra vez, que pegaram no sono de novo. Ele os acorda, pede apoio em oração, e volta ao lugar da sua súplica, para onde, pela terceira vez, pede a mesma coisa! Porém, mais intensamente ainda:

- PAI MEU, SE ESTE CÁLICE NÃO PODE PASSAR SEM QUE EU O BEBA, FAÇA-SE A TUA VONTADE!

O Evangelho registra que, nesta terceira vez em que orou, o fez com tal fé e intensidade, que suou grandes gotas de sangue, que escorriam até o chão!

Este fenômeno é raríssimo, mas não desconhecido da Ciência. Em medicina é chamado de hematidrose. Ocorre quando uma pessoa é submetida a uma pressão emocional insuportável: os micros vasos capilares se rompem e o sangue se mistura ao suor do aflito. Agora, sob forte emoção, diante de uma tragédia anunciada desde antes da fundação do Mundo, Jesus suplica como jamais havia feito. Nunca Ele havia orado deste jeito. Seus batimentos cardíacos se aceleram e Ele passa a transpirar de maneira anormal. Por estar com o rosto em terra, uma grande quantidade de sangue desceu para a cabeça, o que agravou a pressão nas paredes arteriais dos estreitíssimos e frágeis vasos capilares. Jesus se esforça mais ainda na oração. Suas veias das têmporas e do couro cabeludo se dilatam. Sua pressão arterial aumenta. Os micros vasos não resistem e se rompem. O Sangue começa a se misturar ao suor, que já encharcava o corpo. Seu suor, tingido de vermelho, parece grandes gotas de sangue, que escorrem até o chão...

E aqui há um mistério: a primeira vez que a palavra “suor” foi pronunciada no Universo, foi o próprio Deus quem a disse. Naquela ocasião, lá no Jardim do Éden, quando o Ser Humano desobedeceu à Sua vontade e pecou, o SENHOR pronunciou esta palavra e a associou ao pecado, maldição, sofrimento e morte: “Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3:19). E agora, de novo em um Jardim, o “suor” ressurge associado ao pecado e maldição. Por causa dos nossos pecados, Jesus passará por maldito, “porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gl 3:13, Dt 21:23). Também passará por grande sofrimento e provará a morte. Porém, enquanto o primeiro Adão, imperfeito, desobedeceu e pecou, o Último Adão, Perfeito e sem pecado, sujeitou-se inteiramente à vontade do Pai. E, assim, associou o “suor” eternamente à obediência e à Vida.

Ali, no Getsêmane, o sangue puro de Jesus começou a fluir para se misturar ao suor e mostrar que Ele veio desfazer a maldição do pecado e eliminar todo sofrimento e Morte, através da Sua morte. Jesus é o Cordeiro de Deus, perfeitamente humano, capaz de sentir todas as nossas emoções e conflitos. E esta é a diferença fundamental que torna o sacrifício de Jesus superior ao sacrifício dos cordeiros do Antigo Pacto, os quais, irracionais, nem sabiam por que morriam. Jesus, além de saber que vai morrer pelos pecadores, faz isso voluntariamente.

Em profunda agonia, Jesus sentiu o abismo abrindo a bocarra para tragá-Lo. O Seu clamor penetrou o Céu e ecoou na Eternidade. Todos os Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins estremeceram. Em silêncio absoluto, aguardaram a resposta do Pai... Será que tem outro jeito? Deus, então, enviou um anjo do Céu. Será que vai livrá-lo?

Jesus ainda orava, quando o Anjo apareceu e se inclinou ao Seu lado. Mas o anjo não veio para livrá-lo. Só confortá-lo. A palavra “confortar” quer dizer “com forçar, dar forças, fortificar, animar”. A profecia de Isaías que narra todo o Seu sofrimento, morte e sepultamento com setecentos anos de antecedência, fala também qual seria o Seu único consolo: “Ele verá o fruto do trabalho da Sua alma e ficará satisfeito. Com o Seu conhecimento o meu Servo, o Justo, justificará a muitos. Porque as iniquidades deles levará sobre Si” (Is 53:11).

Assim, a única coisa que o Anjo poderia dizer para confortá-Lo, seria: “Senhor, todo o Céu está sofrendo contigo. Como gostaríamos de agir. Mas recebemos ordem para não interferir, para que se cumpram todas as profecias a Teu respeito. Se houvesse algum outro meio de as pessoas serem salvas, o Teu Pai Te pouparia. Mas, não há: Tu és o Único Salvador da Humanidade”.

A Salvação dos pecadores é a única força que fez Jesus avançar para o sacrifício na Cruz. O maior pecado é não crer nisto. Ele mesmo disse: “E quando o Espírito Santo vier, convencerá o Mundo do pecado... porque não creem em Mim” (Jo 16:8-9).

Todos nós sabemos que para Deus não há impossíveis! Deus poderia prover outra maneira? Mas esta foi a vontade do Pai: o sacrifício do “Cordeiro Perfeito” para pagar as dívidas de quem vive neste mundo! (João 1:29, Apocalipse 5 e 22:12).

Se existisse a menor possibilidade de alguém ser salvo por outro meio ou pessoa, alcançar níveis superiores pelo próprio esforço, mérito ou caridade, se fosse possível ao faltoso reencarnar para se aperfeiçoar, o Pai jamais faria seu filho unigênito beber aquele cálice. Porque, qual é o Pai que deixaria seu filho sofrer tanto, se não precisasse? Deus não fez isso por capricho pessoal. Foi por amor (João 3:16).

Mas o Pai não obrigou Jesus a fazer isso. Ele voluntariamente se entregou: “Ninguém tira a minha vida. Eu espontaneamente a dou” (Jo 10:18). E por que a deu? Horas antes, à mesa, pegou o cálice, deu graças, o abençoou e disse aos discípulos: “Bebei dele todos. Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26:26).

O que é remissão? Todos os dicionários ensinam: “Perdão e liberação graciosa de uma dívida”.

Todo pecador é devedor. Mas Jesus fez o pagamento no seu lugar. Ninguém precisa reencarnar para pagar dívidas desta vida. Jesus já pagou! É pecado contra Deus não crer no Seu sacrifício, porque está foi a vontade do Pai. Profecia em Isaías diz: “Mas ao SENHOR agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar! Quando a sua vida se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Is 53;10-11).

A morte de Jesus foi expiatória sim! Os pecados e ofensas da Humanidade passada, presente e futura, recaíram sobre Ele. Ele se deu por todos, mas Ele sabe que é só para “muitos”. Nem todos querem o Seu sacrifício. E escolhem meios artificiais, criados pelo homem, mas não pelo Pai. Portanto, os outros meios não serão aceitos: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à Arvore da Vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Ap 22:14).

Jesus mandou todos beberem deste Cálice de Salvação. Você quer?

Se sim, abra a sua boca e o seu coração, e receba Jesus Cristo como seu único, suficiente, exclusivo e eterno salvador. Procure uma comunidade verdadeiramente cristã, que prega que Jesus e o Pai são um (Jo 10:30 e 17:22), e confirme esta sua decisão. Em seguida, batize-se nas águas, porque Ele disse: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16:16). E tome regulamente a Santa Ceia, porque Ele ordenou: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19). Fique firme até Jesus voltar (Jo 14) ou até o dia da sua morte. Porque Ele disse: “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24:13).

Deus abençoe a sua vida!

Pr Juanribe Pagliarin

A reprodução deste artigo está totalmente autorizada.

*Juanribe Pagliarin é teólogo, advogado, publicitário, presidente e fundador da Comunidade Cristã Paz e Vida e do Ministério Pregadores do Telhado. Acesse: www.pazevida.org.br
— com juanribe e Sidney Dantas.
FONTE - FACEBOOK 

ESPECIAL DIA DA MULHER 2013 / CESTÃO DA PÁSCOA



PROGRAMAÇÃO -
ENTRADA FRANCA
18:30 – Acolhida (assinaturas, musical ao vivo)
19:00 -  Abertura (palavra de saudação e boas vindas ao público – coordenadoras- Eliene e Solange)
19:15 – Leitura da Palavra (PV 31.10 -30) Pr.Kim – Pe.João B. Frota.e oração
19:20 – Louvor/homenagem (2 ministras de louvor)
19:30 – Palestrante (VeLaneide Alves)
20:50 – Palavra dos realizadores (Edilson – Pe João Batista – Idina)
21:00 - Coquetel/entrega de lembranças e agradecimentos da equipe anfitriã – ao som de música ao vivo

CESTÃO DA PÁSCOA
Dia 31 de março – 19h
Cartela – 2,00
10 quilos Feijão – 10 Quilos de Arroz – 10 quilos de açúcar – 10 margarinas
10 Sardinhas - 10 massas de milho - 10 quilos de farinha do trigo
05 quilos de farinha de mandioca - 05 quilos de macarrão - 05 pacotes de biscoitos -  03 quilos de café- 03 latas de óleo –01 Garrafão de Vinho -
01 fardo de refrigerante
      Local – Rua ferroviária (frente à oficina do Azevedo)         Organização: Edilson Silva e Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário