X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
A Igreja Luterana da Suécia, a maior do país,deve começar a realizar casamentos gays apartir do més que vem. - Cerca dos 70% dos 250 membros do sínodo da igreja, votaram a favor, tornando-a uma das primeiras grandes igrejas do mundo a aprovar o casamento gay.
O governo da Suécia aprovou uma nova lei em maio garantindo a casais homossesuais os mesmos direitos concedidos a casais heterossexuais.
Cerca de tres quartos dos suécos são membros da igreja Luterana apesar de o numero de praticantes ser relativamente baixo. A igreja Luterana diz que apartir de novembro, qualquer um de seus pastores poderão celebrar casamentos de homossexuais.
Pastores individuais, não serão forçados a celebrar os casamentos gays, mas poderão ser substituidos para cerimonia, caso se recusem.
O principal grupo gay do país, a federação suéca dos direitos de lésbicas, gays,bissexuais, transgêneros, elogiaram a decisão da igreja.
A Suécia foi um dos primeiros paises a dar aos casais homossexuais direitos para parcerias civis, em meados dos anos de 1990, e a permitir que casais homossexuais adotassem crianças partir de 2002.
Materia copia de BBC Brasil -atualizado em 23/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário