quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
O PAU QUEBROU NA IGREJA DA NATIVIDADE
Cerca de uma centena de padres ortodoxos gregos e arménios envolveram-se, esta quarta-feira, em confrontos durante a limpeza da Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, usando as vassouras como armas e obrigando à intervenção da polícia.
Polícias palestinianos, armados com bastões e escudos, restauraram a ordem dentro da igreja do século VI, a mais antiga da Terra Santa, cuja gestão é partilhada por ortodoxos gregos, arménios e católicos romanos.
«Foi um problema trivial, ocorre todos os anos», disse fonte da polícia local citada pela Reuters. «Não houve detidos porque todos os envolvidos eram homens de Deus», acrescentou.
Qualquer avanço real ou percebido de um elemento de uma das denominações por uma zona na jurisdição de outra pode resultar em lutas como a de hoje. O período de limpezas anuais, antes da celebração do Natal ortodoxo, que se celebra na próxima semana, é especialmente propício a escaramuças.
Veja aqui o vídeo da Reuters:
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
sábado, 24 de dezembro de 2011
INAUGURAÇÃO DO CRÁS PE. JOÃO BATISTA FROTA
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
PROJETO CABRA NOSSA DE CADA DIA É FINALISTA DA 4ª EDIÇÃO DO PREMIO 0DM-BRASIL
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
domingo, 18 de dezembro de 2011
sábado, 17 de dezembro de 2011
Igreja se diz envergonhada por relatório sobre abusos na Holanda
REDAÇÃO 16 DE DEZEMBRO DE 2011 0
Foi divulgado um relatório nesta sexta-feira por uma comissão independente na Holanda, denunciando abusos sexuais na Igreja Católica. O documento é surpreendente, aponta que entre 10 mil e 20 mil menores de idade foram vítimas de abusos enquanto estavam em instituições da Igreja. O relatório aponto abusos entre 1945 e 1981, em orfanatos e seminários. Encomendada pela Conferência dos Bispos e a Conferência Religiosa Holandesa (NKR) o relatório chocou os sacerdotes que pediram “sinceras desculpas” e se disseram envergonhados.
“Os bispos e diretores da KNR estão chocados com o abuso sexual de menores e as práticas descritas no relatório final. Isso nos enche de vergonha e dor”, diz a nota. “Os agressores não são os únicos culpados. Autoridades da Igreja que não agiram corretamente e não deram prioridade aos interesses e ao cuidado das vítimas também tem culpa. Nós lamentamos profundamente esse abuso”, acrescenta o texto.
Segundo o texto, as agressões incluem estupros, abusos e tantas formas de agressões sexuais cometidas por padres, funcionários leigos e leigas foram sistematicamente acobertados para proteger a reputação da instituição.
“As ordens (religiosas) estão lidando com os casos. A ideia de que as pessoas não sabiam disso e administradores não sabiam disso não pode ser mantida”, afirmou o protestante Wim Deetman, líder da comissão, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Haia.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Taxa de homicídios no Ceará cresce mais que a média do País
No estado do Ceará, foram 2.514 assassinatos em 2010 contra 1.229 em 2000. Ou seja, houve um aumento de 104,5%. O índice foi o 14º pior dentre os estados do País. Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2012
15.12.2011| 01:30
Em 10 anos, o número de homicídios no Ceará mais do que dobrou. Foram 2.514 assassinatos em 2010 contra 1.229 em 2000, um aumento de 104,5%. Os números fazem parte do Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari com base em dados do Ministério da Saúde. O levantamento, divulgado ontem, mostra também que a taxa de homicídio no Ceará, em 2010, foi a 14ª maior do País.
“A taxa estadual cresce num ritmo bem acima da média nacional”, informa o relatório divulgado pelo Instituto Sangari. No ano passado, o índice no Ceará foi de 29,7 homicídios por 100 mil habitantes. Dez anos antes, essa taxa era de 16,5.
No Brasil, o índice de homicídios foi de 26,2 em 2010 e de 26,7 em 2000. Os estados com as piores taxas, no ano passado, foram Alagoas (66,8), Espírito Santo (50,1) e Pará (45,9). O Mapa da Violência também lista os dados das capitais. Fortaleza aparece como a 12ª mais violenta, com taxa de 45,9 em 2010 contra 28,2 em 2000. Em números absolutos, a Capital registrou 1.125 assassinatos em 2010, 24,7% a mais do que no anterior (902 mortes) e 86,2% a mais do que em 2000 (604 homicídios).
Os dados divulgados no mapa retratam a violência, mas não contam histórias como a do jovem de 19 anos, morto a tiros em Messejana, em dezembro do ano passado. Filho único, ele foi assassinado dentro de um comércio no bairro. “Pegaram meu filho inocentemente”, comenta a mãe, que pede para não ser identificada.
O crime é um mistério. “Nem gosto de falar sobre isso. Fui acompanhada por um psicólogo, mas ainda estou sofrendo. Não me conformo com a perda, tentei até suicídio. Quem é mãe sabe como é a dor”, diz a dona de casa.
“Sinto depressão e muita saudade”, conta Fátima Brito, mãe de um outro jovem assassinado no Ceará. O filho de 28 anos trabalhava como mototaxista e foi morto com cinco tiros, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Mataram ele porque estava de paquera com uma mulher casada. Era meu único filho homem”, acrescenta.
Gestão anterior
O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, lembra que os dados do Mapa da Violência são de um período anterior à sua gestão. O secretário assumiu a função este ano. Ele afirma que, em 2011, o índice de homicídios reduziu, se comparado a 2010.
“Peguei uma coisa (homicídio) absolutamente ascendente. Vinha crescendo e consegui diminuir em torno de 3,5%. Em um ano de gestão, isso é motivo de esperança”, diz. Segundo o secretário, neste ano foram registrados 2.387 homicídios no Ceará (até novembro). Em todo o ano passado, foram 2.700.
O dado é diferente do divulgado pelo Mapa da Violência. “É porque eles só computam os homicídios que passam pelos hospitais. Sempre vai ser um número menor”, explica José Raimundo Carvalho, coordenador da célula de estatística da SSPDS.
ENTENDA A NOTÍCIA
O estudo do Instituto Sangari é feito com base em dados do Ministério da Saúde. Foi feito levantamento dos homicídios nos últimos 10 anos, em todos os estados do Brasil.
Números
2.514
É o número de homicídios registrados no Ceará em 2010, segundo o Mapa da Violência
104,5%
É o percentual de aumento no número de homicídios no Ceará, em 10 anos
1.613
É a quantidade de negros mortos no Ceará em 2010, de acordo com o Mapa da Violência
275
É a quantidade de brancos mortos no Ceará, no ano passado, conforme o estudo divulgado.
Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br
FONTE JORNAL DE HOJE / FORTALEZA
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
PADRE JOÃO BATISTA FROTA RECEBE PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDENTA DILMA ROUSSELFF EM BRASÍLIA.
P
1- Dorothy Stang; Gadre João foi agraciado na Categoria Enfrentamento a Pobreza. O Prêmio q
ERALDA MAGELA DA FONSECA (Irmã Geraldinha)ue esse ano de 2011 está em sua 17ª Edição consistiu na premiação em 21 categorias, que tiveram como agraciados:
2- Educação
3- Mídia e Direitos Humanos; AGÊNCIA DA BOA NOTÍCIA GUAJUVIRAS
4- Centos de Referências
5- Enfrentamento a Pobreza; JOÃO BATISTA FROTA ‘’PADRE JOÃO’’
6- Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua; ANDERSON LOPES MIRANDA
7- Enfrentamento a Violência; PATRÍCIA LOURIVAL ACIOLI – IN MEMORIAM
8- Segurança Pública; RICARDO BRISOLA BALESTRERI
9- Enfrentamento a Tortura; FÓRUM DA LUTA ANTIMANICOMIAL DE SOROCABA
10- Direito à Memória e Verdade; INSTITUTO
VLADIMIR HERZOG
11- Diversidade Religiosa; FLÁVIA DA SILVA PINTO
12- Igualdade Racial; CREUZA MARIA OLIVEIRA
13- Igualdade de Gênero; BERENICE BENTO
14- Garantia dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissex
uais, Travestis e Transexuaus-LGBT ; CARLOS AUGUSTO AIRES DE FREITAS BRITO
15- Santa Quitéria do Maranhão- DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ
16- Erradicação do Trabalho Escravo; ANTONIO JOSÉ LIMA FILHO
17- Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; WANDERLINO NOGUEIRA NETO
18- Garantia do Direitos da Pessoa Idosa; MARIA LUIZA TEIXEIRA
19- Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência; ESCOLA DE GENTCOMUNICAÇÃO EM INCLUSÃO
20- Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas; COMUNIDADE INDÍGENA KAIGANG FÁN NHIN
21- Categoria Livre; ANTONIO AUGUSTO CANÇADO TRINDADE.
Na cerimônia que durou cerca de duas (02) horas, contou com a presença da excelentíssima Presidenta do Brasil Dilma Rousselff, da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário, do Presidente do Senado Federal José Sarney e da Presidenta da Federação Nacional das trabalhadoras Doméstica Creuza Maria (também homenageada)
.
Estiveram presentes ainda mais de 300 convidados de todo Brasil. Acompanhando o Padre João em sua assessoria, o Coordenador do Projeto Cabra Nossa de Cada Dia Jorge Luís, além da presença dos amigos do Padre João, Deputados Profº Teodoro Soares e Padre Zé Linhares, a Vice-Reitora da UVA, Profª Palmira Soares, Profª Norma Soares, Profª Ruth Vieira (Irmã de Dom Walfrido), além de amigos de Brasília, de Fortaleza e de familiares do Padre João.
O Prêmio de Direitos Humanos, além de exaltar as boas práticas e as grandes vitórias na formação de uma nação mais atenta ao respeito aos Direitos Humanos a premiação é uma forma de educar a todas e todos para a efetividade destes direitos.
O momento de premiação de pessoas e instituições notáveis, audazes e defensoras dos Direitos Humanos, contempladas com o Prêmio de direitos Humanos 2011, é também uma oportunidade de relembrar as grandes vitórias deste período.
O Prêmio busca contemplar a universidade dos Direitos Humanos em suas diversas categorias, dando visibilidade a iniciativas e ações que enfrentam violações e garantem os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
A consciência dos avanços na construção diária da democracia brasileira e o reconhecimento que a luta por Direitos Humanos é imprescindível para unir forças e seguir em frente com a crença na construção do Brasil como uma Nação de Direitos.
Padre João foi agraciado como pessoa física
Maiores informações do Evento de Direitos Humanos:
Jorge Luís: Coordenador Projeto Cabra nossa de Cada Dia
Fone: (88) 3611.1372 – (88) 9629.1946
Email: jluisdepaula20@gmail.com