sexta-feira, 23 de outubro de 2009

IGREJA LUTERANA DA SUÉCIA APROVA CASAMENTO GAY

Querido Paulo! - Não Ironizo, por você ser zeloso, e optar por uma leitura correta. É simplesmente uma qualidade bôa que você tem. Os erros fazem parte da breve correção.O ditado popular diz:"errar é humano,burrice é persistir no erro, e é errando que se aprende ou melhor,acertamos. Obrigado por ler minhas postagens. Continue assim.... Adorei!..
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-
A Igreja Luterana da Suécia, a maior do país,deve começar a realizar casamentos gays apartir do més que vem. - Cerca dos 70% dos 250 membros do sínodo da igreja, votaram a favor, tornando-a uma das primeiras grandes igrejas do mundo a aprovar o casamento gay.
O governo da Suécia aprovou uma nova lei em maio garantindo a casais homossesuais os mesmos direitos concedidos a casais heterossexuais.
Cerca de tres quartos dos suécos são membros da igreja Luterana apesar de o numero de praticantes ser relativamente baixo. A igreja Luterana diz que apartir de novembro, qualquer um de seus pastores poderão celebrar casamentos de homossexuais.
Pastores individuais, não serão forçados a celebrar os casamentos gays, mas poderão ser substituidos para cerimonia, caso se recusem.
O principal grupo gay do país, a federação suéca dos direitos de lésbicas, gays,bissexuais, transgêneros, elogiaram a decisão da igreja.
A Suécia foi um dos primeiros paises a dar aos casais homossexuais direitos para parcerias civis, em meados dos anos de 1990, e a permitir que casais homossexuais adotassem crianças partir de 2002.
Materia copia de BBC Brasil -atualizado em 23/10/2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TRANSTORNO NO CENTRO DE SOBRAL, EM PROL DA SAÚDE DOS SOBRALENSES

Olá amigos!
Fico feliz ao observar que minhas postagens estão sendo lidas e acompanhadas pelos amigos blogueiros. Agradeço ao companheiro Paulo, pela correção na postagem ATOLOU ATÉ O TALO, quando por falta de observação minha, errei a data do acontecido na edição. Paulo, obrigado! -A felicidade em mim consiste em observar que tenho leitores e acompanhantes blogueiros como
você, Zelosos, cultos, sábios, inteligentes, e capaz de não errar. Graças a você,a data errada já passou pela correção. Abraços......
A prefeitura Municipal de Sobral, cujo prefeito é o ex-deputado Federal Leonidas Cristino, vem desenvolvendo um trabalho árduo e necessário na cidade. Apesar do referido prefeito ser engenheiro civil, e entender muito bém do rebolado na área, a referida contrução vem agradando a uns e desagradando a outros. A observação feita por quem transita na cidade é que tudo está sendo quebrado, causando transtornos e arrodeios á distancia para quem precisa trabalhar no setor logistico. Não é muito agradável, até porque muitas lojas funcionam acobertadas de poeiras além do barulho infernal das máquinas funcionando.TODO ESSE TRANSTORNO no centro de Sobral, é necessário porque logo teremos uma cidade limpa, saneada e todo sistema de esgoto canalizado, oferecendo assim saúde aos sobralenses. As ruas centrais que ora passa pela engenharia da transformação esquecida por vários gestores do passado, hoje, vemos no presente acontecer para o futuro, a Construção de uma cidade de grande porte com saúde para oferecer aos seus moradores e visitantes. Para se fazer uma boa administração e alcançar objetivos positivos,teremos que enfrentar renuncias e causar insatisfação a alguns. Isto porque não pode agradar a gregos e a troianos.Mas no fim, a felicidade é para todos.PARABÉNS SOBRAL

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ATOLOU ATÉ O TALO

FOI ESTE CAMINHÃO DE COLETA DO LIXO, QUE MAIS UMA VEZ ATOLOU ATÉ O TALO, EM PLENA RUA PRINCESA DO NORTE, - BAIRRO SUMARÉ EM SOBRAL. O FATO SE DEU POR VOLTAS DAS ONZE HORAS E TRINTA MINUTOS DO DIA 20 DE OUTUBRO DE 2009.
UM ATOLEIRO EM PLENO VERÃO, E SEM LAMA, JÁ QUE A REFERIDA RUA É CALÇAMENTADA. O QUE LEVA A CRER QUE O REFERIDO CALÇAMENTO É MAL FEITO E PESSIMA QUALIDADE.NÃO É BRINCADEIRA NÃO! O CARRO ATOLOU MESMO, E PRA SAIR TIVERAM QUE SERPUXADO POR UMA MÁQUINA TRATOR POR VOLTA DAS 14 HORAS. O PIOR DE TUDO É QUE O CARRO SAIU, MAS O BURACO E O ESTRAGO NO CALÇAMENTO FICOU. AGORA DIZEMOS; ALÔ PREFEITURAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TIRO POR TIRO, EU TAMBÉM TENHO.

Olá Amigos, Tavez você esteja assustado com o titulo desta matéria, Mas foi assim que ficou gravado em minha mente quando recebi esta resposta de um certo Pastoreador ou lavador de carro na rua Dr. João do Monte,Centro de Sobral, Frente a empresa Nortec Computadores.
Foi assim; Meu Pc precisou de manutenção e levei-o a Nortec computadores por volta das 8;30 da manhã de 14 de outubro de 2009. Estacionei minha moto bis em frente a vidraça da citada empresa, pois quem estava por dentro poderia ver o que acontece fora.Enquanto negociava com o técnico Yuri, estando eu de costas pra rua central, Yuri dizia-me: "Estão mexendo na tua moto". - De repente virei-me e deparei-me com um pastoreador de carro que movimentava minha moto, para que outro veiculo(carro) pudesse estacionar. Sai, até o local assustado e disse: puxa Cára! vc me deu um susto danado!. - Ele falou:- Desculpa patrão, estou somente fastando sua moto, para o carro estacionar.
Falei em tom de brincadeira: -Ufa! já pensei em te dar um tiro. ( Nunca conduzi arma)
Ele imediamente disse; - Se você me desse um tiro, teria que me matar, porque tiro, por tiro eu tenho é muito aqui guardado.
Ri, e calei-me para não criar uma discursão. - Ele estacionou a moto e saiu resmungando para eu ouvir. -Pensa que não tenho é?, esperimenta atirar em mim! se errar você morre.
Adentrei novamente na técnica e só saí quando ele fastou do local.
Lamentavelmente as ruas de Sobral estão entregues a desordenadas pessoas sem excrupulos. Bandidos fingindo-se de trabalhador autonomo, e assim, numa oportunidade qualquer ameaçam a vida do cidadão. Muitos são ex-detentos que por ação da justiça voltam as ruas para cumprir pena em liberdade e num minuto apenas colocam a vida de outrem em risco.
Estamos sem segurança para transitar nas ruas de Sobral, e se estacionamos nossos veiculos em qualquer parte da cidade, deixamos a mercê de bandidos e ladrões, que devem a justiça e que por pouco perdem o raciocinio. Esses lavadores de carros do centro de Sobral, autonomos, praticamente todos eles, conduzem armas de fogo ou arma branca escondidos em seus baldes, sacolas, ou kit de trabalho. -Porque não há vistoria policial nesses bandidos?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BIZARRA NUVEM ESTILO" INDEPENDECE DAY" SOBRE MOSCOU


Em uma bizarra cena semelhante ao filme “Independence Day”, uma nuvem luminosa em formato circular foi vista sobre Moscou, na Rússia, na quarta-feira, 07 de outubro. O estranho fenômeno deixou as pessoas se perguntando se, como no filme, o halo é um sinal de ataque alienígena ou até mesmo um sinal de Deus – mas especialistas afirmam que é apenas um fenômeno natural.

» Grande Acelerador de Hádrons testará viagem em hyperdrive
Um porta-voz do serviço de previsão climática russo afirma que várias frentes de ventos árticos vêm passando por Moscou recentemente, e, com o sol brilhando pelo oeste, o efeito no céu foi criado. “Embora seja realmente impressionante, isto não passa de um efeito óptico”, afirma.
De acordo com o especialista, o vídeo mostrado acima deve ter sido gravado quando o sol estava se pondo, pois é possível ver os raios saindo da nuvem.
Grupos de ambientalistas culpam a poluição industrial pelo misterioso anel de nuvens, mas especialistas meteorológicos rejeitam a possibilidade. [Telegraph]

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

VIVA OS NOIVOS!!!!!!

Estiveram em momentos de felicidades pré-nupcial os nubentes Marislandia Melo Rodrigues,22,residente a Rua Ipiranga,72 - Bairro Dom José - Sobral, e Rafael Rodrigues de Souza,18- residente a rua Dr. Juvencio de Andrade351 - Centro-Sobral. Os amáveis pombinhos assumiram compromisso para o futuro mediantealianças de noivado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministerio Fortaleza, sob as bençãos de Deus, ministrada pelo Pastor dirigente Francisco Vieira de Vasconcelos. VEJA FOTOS DAS ALEGRIAS PRESENTES DO CASAL QUE SÃO CONGREGADOS NA REFERIDA IGREJA, e fazem parte de grupo de Louvor GERAÇÃO DE ADORADORES. Rolou a emoção, alegria, com a saudação da igreja que numa salva de palmas desejaram muitas felicidades ao casal dizendo VIVA OS NOIVOS!!!Estes momentos foram fotografados no momento do pedido de noivado dia 04 de outubro de 2009.


12 DE OUTUBRO - DIA DA CRIANÇA.

Olá amigos!
Hoje é um dia especial para muitas crianças do brasil e do mundo que conseguem ser felizes, estando ao lado de seus páis, em seus lares, escolas, ou algum aconchego familiar oferecido por anguma antidade filantrópica ou privada.
Ser criança é um momento mágico que passa rápido na vida de cada ser humano. Os que conseguem aproveitar ao lado de seus pais , muito bém, outros não aproveitam e vivem a ser perseguidos por policiais do Ronda do Quarteirão em Sobral, como você vê na foto. Motivo..... Cola, maconha, drogas e vicios entorpecentes que derrotam a vida logo cedo. Esta foto foi tirada, ao meio dia de 12 de outubro de 2009- (dia da criança), no momento em que algumas crianças de 12 anos escondidos no matagal, cheiravam cola. O referido local é situado na Rua princesa do Norte - Sumaré-Sobral- Ce.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

JORNAL A FOLHA -EDIÇÃO Nº 113 -1ª QUINZENA DE OUTUBRO DE 2009

ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE DE SOBRAL - BENEDITA NEVES VIDAL
Nossa reportagem realizou uma entrevista com a Presidente do conselho Municipal de Saúde, Senhora Benedita Neves Vidal, que nos recebeu com carinho e falou-nos sobre as atuações no referido conselho.
JORNAL A FOLHA: - O que é Conselho Municipal de Saúde.
SENHORA BENEDITA; - O Conselho Municipal de Saúde de Sobral é uma instancia de controle social, criado ppela lei Municipal 053/30 de Dezembro de 1993 e emendado pela lei Nº326 de 01 de Dezembro de 2001, também assegurada pela lei Nº 8080 de 19 de Setembro de 1990, e pela lei Nº 8.142/90 de 28 de Dezembro de 1990.
JORNAL A FOLHA - Como funciona e qual a sua atuação?
SENHORA BENEDITA; -Sua atuação é de caráter permanente, deliberativo Normativo e Controlador das politicas e estrategicas com execução das ações e serviço do Sistema Unico de Saúde - SUS. Nossa composição é de 48 conselheiros, sendo, 24 titulare e 24 suplentes.
JORNAL A FOLHA - Como iniciou esse projeto?
SENHORA BENEDITA; - Iniciamos com projeto de capacitação para os conselheiros de saúde e formamos Conselhos locais, Implantamos o projeto de Educação Permanente, e deste projeto foi formado uma comissão para dar suporte e facilitar aos Conselheiros a fazer visitas nos serviços.Esta capacitação foi facilitada pela Escola Saúde da Familia Visconde de Saboia e pelo Secretário de Saúde do Municipio de Sobral Dr. Carlos Hilton que é nosso aliado, além de outros colaboradores valorosos que vem contribuindo muito para desempenharmos um trabalho de reativação e implantação dos conselhos locais.
JORNAL A FOLHA - Quais os direitos e principios SUS?
SENHORA BENEDITA; - O principio do Sistema Unico de Saúde (SUS) assegura que todo brasileiro tem direito ao atendimento as ações e serviços de saúde garantndo proteção tratamento e reabilitação da Saúde,independentemente de sexo,cor, religião, idade ou diferenças sociais, todos tem o mesmo direito em atendimento sem discriminação.
JORNAL A FOLHA - Fale sobre Conquistas.
SENHORA BENEDITA: - Nossas conquistas vem de uma forma em geral, como de uma mesa diretora que nos acolheu respeitando nossas idéias e propostas, defendendo nosso trabalho e acreditando juntos, dai somamos os nossos conhecimentos para o bom desenvolvimento e controle social. Agradeço muito por estas conquistas onde temos parceiros como secretário Dr. Carlos Hilton, um gestor competente, descentralizado e comprometido com as politicas publicas de saude do municipio.
Em 14 de julho nosso conselho recebeu uma séde propria com estrutura para funcionarmos com mais qualidade e desenvolvermos um trabalho sério nas instancias publicas de saude como sensibilizar os usuários do SUS a conhecer que ele é o maior patrimonio do povo brasileiro e assim partimos em defesa do Sistena Unico de Saude e controle social.
JORNAL A FOLHA - Obrigada pela entrevista e expomos espaço aberto para suas conciderações finais.
SENHORA BENEDITA: - Agradeço a você Edilson Silva, e a todos do Jornal A FOLHA, pela oportunidade de levarmos ao povo um pouco de nossas lutas e conquistas nos Conselhos de Saude, finalizando, repito que Nós não somos perfeito, mas o futuro depende do que fazemos, Porque o amor é capaz de superar os grandes desafios da vida transformando em sucesso.
Obrigado! Benedita Neves Vidal -
Presidente do Conselho Municipal de Saúde - contatos(88) 9297- 2672 - 9983 - 6314.
AVENIDA MARIA ALICE BARRETO.
Aos poucos a cidade de Sobral, não apaga da memória as tradicionais famílias. Pois os nomes que outrora faziam acontecer na políticas e situações públicas nesta cidade, hoje revive em escolas, ruas, avenidas e outros seguimentos públicos.
A Família Barreto ganha nome de Avenida em Sobral, desta feita o prefeito Leônidas Cristino Assinou sexta feira dia 02, a ordem de serviço para a construção da AVENIDA MARIA ALICE ALVES, ligando assim os bairros expectativa e junco. A obra conveniada entre a prefeitura e o Ministério das cidades tem o valor estimado em R$ 163.769,25, que deverá estar pronta em 180 dias epla empresa M.C. Premoldados. O evento contou a presença de empresários, políticos membros da família. O novo projeto transforma a rua em avenida, proporcionando melhoria no tráfego e valorização dos imóveis que margeiam o percurso.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DILMA BUSCA ADESÃO DE ELEITORES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

06/10/2009 - 10;58
O jargão dos pastores neopentecostais está na ponta da língua da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). De olho na fatia do eleitorado formada pelos evangélicos, que chega a 15% da população brasileira, Dilma esforçou-se nesta segunda-feira (5), em São Paulo, para mostrar afinação com o grupo. Ela cobriu de elogios a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e seu presidente, José Wellington Costa, num culto em comemoração ao aniversário do líder religioso, diante de uma plateia de 4 mil fiéis, num templo da capital paulista.Dilma abriu o discurso de dez minutos saudando os "queridos irmãos e irmãs". "Que a paz do Senhor esteja com vocês", disse, para receber em resposta um uníssono "Amém". O fecho da fala deu-se com uma citação do Evangelho de João: "Vim para que todos tenham vida em abundância." Sem timidez, pediu que os fiéis orassem para que a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa "seguir adiante".A ministra aproveitou o altar para fazer propaganda dos símbolos do governo Lula, como o Programa Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. "No governo Lula, a santa energia flui mais forte. Faz parte do nosso governo a luta pela dignidade. Tiramos mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza", disse. "O governo Lula defende os valores cristãos e as crenças morais dos brasileiros.Apesar de Dilma não ser religiosa, esse foi seu segundo encontro com os neopentecostais em pouco mais de um mês. Em 3 de setembro em Brasília, ela recebeu de líderes dessas igrejas uma bênção e foi convidada a participar da Marcha para Jesus, em São Paulo, em novembro. Possível adversária de Dilma nas urnas em 2010, a senadora Marina Silva (PV) é ligada à Assembleia de Deus.A peregrinação da ministra já passou também pela Igreja Católica. Em março, ela veio à capital paulista para assistir à missa do padre Marcelo Rossi para mais de 20 mil pessoas. Em junho, discursou em celebração do grupo católico Canção Nova.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Veja ironiza Cid Gomes, irmão do presidenciável Ciro GomesPublicado: 26-09-2009 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Política

A campanha presidencial 2010 começou mesmo e promete não poupar ninguém. A revista Veja, por exemplo, traz matéria sobre o governador Cid Gomes e a cidade de Sobral (Zona Norte do Ceará). Cid é irmão do presidenciável Ciro Gomes (PSB). O tom é de ironia. Confira:
“The United States of Sobral”
É assim que os cearenses chamam a cidade de Cid Gomes, o ex-escoteiro socialista que implantou no sertão uma amostra do american way of life
Leonardo Coutinho, de Sobral
Fotos Manoel Marques
Paris e Nova YorkSob inspiração francesa, Sobral ergueu seu arco do triunfo. Agora, usa ônibus escolares americanos e incentiva a prática do beisebol

Encravada no sertão cearense, a cidade de Sobral cultiva estrangeirices com tal entusiasmo que passou a ser conhecida no resto do estado pelo título desta reportagem: “The United States of Sobral”. Lá, circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de “Central Park”, parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York.
Antes de Gomes, a cidade mimetizava europeísmos, por obra e graça (muita graça) de um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX: dom José Tupynambá da Frota. Ele queria conferir a Sobral um ar francês e, entre outros lampejos geniais, teve a ideia de homenagear Nossa Senhora de Fátima com um monumento inspirado no Arco do Triunfo, erguido em Paris por Napoleão Bonaparte, para comemorar suas vitórias militares. O monumento está localizado na Avenida Boulevard do Arco. Como tem bares e restaurantes, os sobralenses fazem uma associação imediata. “Ela lembra a Champs-Elysées de Paris”, diz o colunista social Arnaud Cavalcante. Sob o domínio do socialista Cid Gomes, Sobral passou a se espelhar nos Estados Unidos. Ele começou a imaginar a aparência globalizada de Sobral em 1996, ainda na condição de deputado estadual. Escalado pela assembleia cearense para a árdua tarefa de fazer um périplo pelas câmaras legislativas americanas, Cid voltou dos Estados Unidos cheio de projetos. No ano seguinte, ao assumir a prefeitura, passou a pô-los em prática.
Seu irmão mais velho, Ciro Gomes, ajudou-o a dar os primeiros passos na americanização de Sobral. Em 1998, Ciro, que frequentou um curso de inglês básico na Universidade Harvard, convenceu uma fundação a doar 36 school buses usados para a prefeitura do irmão. O município precisou arcar somente com o frete dos veículos. Pena que houve um inconveniente: no Ceará, não existem peças nem mecânicos especializados para esse tipo de ônibus. Por isso, eles foram sendo encostados à medida que precisavam de manutenção. Dos 36 ônibus, só três ainda estão em circulação. Numa boa iniciativa, inspirada pelo empenho acadêmico do irmão mais velho, o então prefeito Cid resolveu que daria proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Para tanto, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão neoclássico onde funcionou aquele que foi o clube mais elegante da cidade, o Palace. Construiu também um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foi a Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade por meio da observação de um eclipse. Hoje, o prédio abriga um relativamente bom observatório astronômico.
Sob a influência de Cid, a cidade foi adotando costumes de climas temperados. A 27 quilômetros do centro, a Serra da Meruoca, um maciço rochoso de 920 metros de altura, sofisticou-se. Em casas com lareira, os ricos aproveitam temperaturas que dizem ser 15 graus mais baixas do que a média de Sobral (30 graus), para usar seus casacos elegantes – um deles, como não poderia deixar de ser, é Cid. Nos restaurantes da Meruoca, saboreiam-se fondues, sopas e chocolate quente. E um festival de inverno oferece atividades culturais aos turistas. É a Aspen do Ceará.
Fotos Manoel Marques
Paisagem globalizadaUm dos carrões “Miami Vice” da polícia local, o museu que celebra Einstein e a versão do turfe americano
No fim de sua gestão como prefeito, Cid patrocinou três equipes de beisebol e prometeu construir um campo exclusivo para a prática do esporte nas margens do Acaraú – que jamais saiu do papel. “Mas, quando ele era prefeito, nós tinhamos prioridade para usar o campo de futebol”, pondera Reinaldo Marques Filho, treinador de todos os times de beisebol locais. Marques Filho é amigo de Cid desde a infância, quando eles viviam sempre alertas como escoteiros.
Esses rasgos modernizadores garantiram a Cid uma enorme popularidade. Muitos sobralenses o chamam de “El Cid” e o identificam como o redentor de uma profecia feita pelo bispo Tupynambá da Frota, o do arco do triunfo. Ao morrer, em 1959, ele previu três décadas de estagnação para Sobral – estancada pelo socialista yankee. Hoje, boa parte do maior reduto eleitoral do ex-prefeito e atual governador ainda é abastecida por carros-pipa, não fornece água tratada a toda a população nem dispõe de saneamento. Em Sobral, as principais causas de morte são as doenças infecciosas e parasitárias. Mas as ruas são iluminadas e a polícia se desloca, no confortável estilo “Miami Vice”, em carrões equipados com ar-condicionado e câmbio automático. Graças à Votorantim e à Grendene, que empregam 12% da população, o comércio local é vigoroso. Cid agora quer mais um retoque à sua Nova York: metrô. No início do mês, lançou uma licitação para começar as obras. Em Fortaleza, a capital, cuja população é catorze vezes a de Sobral, o metrô local ainda não transportou ninguém. Está sendo construído desde 1999. Very good, Cid.
Categoria(s): Política por Eliomar de Lima - FONTE REVISTA VEJA DE 26 SETEMBRO 2009

SOBRALENSES SENTEM-SE OFENDIDOS COM MATÉRIA PUBLICADA PELA REVISTA VEJA

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009
A Edição da Revista Veja nº 2132, desta semana, traz uma publicação falando de Sobral com o título "The United States of Sobral", Os Estados Unidos de Sobral. A matéria faz uma referência à cidade, a seus costumes, origens e tradições.
Li a reportagem e segundo a Revista Veja, a nossa capital da zona norte é uma cidade que cultiva estrangeirices com tal exaltação, sendo conhecida no resto do estado pelo título da referida reportagem. O repórter da Revista, Leonardo Coutinho, diz que em Sobral "circulam ônibus escolares americanos (originais), que, além de serem amarelos como os que se veem nos filmes, ainda trazem a inscrição em inglês: School Bus. Lá, pratica-se beisebol – ou uma versão rudimentar do jogo, segundo a confederação brasileira desse esporte. Lá, o Kentucky Derby, uma das mais tradicionais competições do circuito do turfe dos Estados Unidos, inspirou a criação do Derby Club Sobralense. A diferença é que, sob o sol do agreste, os jóqueis treinam com calção de futebol. Lá, a população apelidou o parque da cidade de "Central Park", parodiando seu congênere nova-iorquino. A veia, digamos, cosmopolita de Sobral não é nova, mas ganhou força entre 1997 e 2004, quando a cidade foi administrada por Cid Gomes, do PSB, o atual governador do Ceará. Desde então, já há quem veja semelhanças entre o Rio Acaraú, que corta a cidade, e o Hudson, que banha Nova York".
O nobre jornalista acrescenta, ainda, que o município antes de ser administrado pela família Ferreira Gomes, a cidade "mimetizava europeísmos, por obra e graça (muita graça) de um bispo que mandou e desmandou naquelas bandas durante a primeira metade do século XX: dom José Tupynambá da Frota. Ele queria conferir a Sobral um ar francês e, entre outros lampejos geniais, teve a ideia de homenagear Nossa Senhora de Fátima com um monumento inspirado no Arco do Triunfo, erguido em Paris por Napoleão Bonaparte, para comemorar suas vitórias militares. O monumento está localizado na Avenida Boulevard do Arco. Como tem bares e restaurantes, os sobralenses fazem uma associação imediata. Ela lembra a "Champs-Elysées de Paris", diz o colunista social Arnaud Cavalcante. Sob o domínio do socialista Cid Gomes, Sobral passou a se espelhar nos Estados Unidos. Ele começou a imaginar a aparência globalizada de Sobral em 1996, ainda na condição de deputado estadual. Escalado pela assembleia cearense para a árdua tarefa de fazer um périplo(Navegação à volta de um continente) pelas câmaras legislativas americanas, Cid voltou dos Estados Unidos cheio de projetos. No ano seguinte, ao assumir a prefeitura, passou a pô-los em prática.
Seu irmão mais velho, Ciro Gomes, ajudou-o a dar os primeiros passos na americanização de Sobral. Em 1998, Ciro, que frequentou um curso de inglês básico na Universidade Harvard, convenceu uma fundação a doar 36 school buses usados para a prefeitura do irmão. O município precisou arcar somente com o frete dos veículos. Pena que houve um inconveniente: no Ceará, não existem peças nem mecânicos especializados para esse tipo de ônibus. Por isso, eles foram sendo encostados à medida que precisavam de manutenção. Dos 36 ônibus, só três ainda estão em circulação. Numa boa iniciativa, inspirada pelo empenho acadêmico do irmão mais velho, o então prefeito Cid resolveu que daria proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Para tanto, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão neoclássico onde funcionou aquele que foi o clube mais elegante da cidade, o Palace. Construiu também um museu em memória da missão de cientistas ingleses que foi a Sobral em 1919, para tentar comprovar a teoria da relatividade por meio da observação de um eclipse. Hoje, o prédio abriga um relativamente bom observatório astronômico".
A publicação desta matéria vem causando um reboliço total no meio político cearense. Tanto é assim que nesta semana na Assembléia Legislativa do Ceará, os deputados que dão apoio político a Cid, saíram em defesa da família Gomes e da cidade de Sobral.
O deputado estadual Zezinho Albuqueque criticou o repórter, responsável por escrever a reportagem “The United States of Sobral”, publicada na revista Veja. Segundo o deputado, a matéria maculou a imagem de Sobral, região Norte do Ceará, além não condizer com a realidade do Município."Só tenho uma coisa a dizer sobre esse jornalista: ele estava de porre. Ele não sabe onde é Sobral, nunca andou em Sobral, não conversou com as pessoas de Sobral. Na reportagem ele debocha dos sobralenses, dos cearenses e até dos brasileiros", declarou.Zezinho Albuquerque concluiu seu pronunciamento da tribuna da Assembleia afirmando que os cearenses devem conhecer a cidade de Sobral e toda a sua história de desenvolvimento. "Hoje aquela Região Norte inteira é bastante desenvolvida graças ao povo trabalhador que lá habita. Para mim essa reportagem não passa de perseguição ao deputado Ciro Gomes e esse tipo de coisa vai continuar acontecer até o dia da eleição".
Em função do grande estardalhaço, um grupo de moradores de Sobral pretende realizar forte manifestação contra a revista Veja, em protesto à reportagem publicada. Para a população, a imagem e a história do povo sobralense foram atacadas.O ato público está previsto para o próximo sábado, dia 3 de outubro, no Beco do Cotovelo, em Sobral.
FONTE -MATÉRIA EXTRAIDA DO BLOG DE ALDENIS FERNANDES.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PRIMEIRA TENTATIVA DE SEQUESTRO EM SOBRAL

Primeiro Sequestro em Sobral: Dia 30 de Setembro de 2009
Cronologia : Sequestro em Sobral acompanhe todo o fato













15h00: Na Avenida Dr. Guarany,Francisco de Jesus Pereira (Nequim do Diogo), de arma em punho invadiu a residência da senhora Francineide Botelho ,na residência estavam, Francineide, seus filhos, Jarbas Botelho de 18 anos, Heitor Botelho de cinco meses e a babá Juliana, o seqüestrador exigiu que Francineide fosse até o banco e sacasse a quantia de 10 mil reais, no percurso até o banco ,Francineide ligou para a polícia Civil e militar.
15:30 min - A Policia Militar chega ao local,Ronda do Quarteirão e COTAM, inicia o processo de negociação.
16:00 min O Comandante da PM, Coronel Gilvandro chega ao local e assume as negociações.
16:20 min O bandido efetua o primeiro disparo dentro da casa. Coronel Gilvandro fala pela primeira vez com o seqüestrador pelo telefone
17:00 min Seqüestrador pede para falar com mãe da criança, a policia coloca colete a prova de balas, policia não atende ao pedido do seqüestrador
17:30 min - Efetua o segundo disparo dentro da casa,escuta-se gritos.
17:45 min - chega ao local para dar continuidade as negociações, um promotor de justiça,e dois juízes, Dr.Neto Cavalcante e Dr. Marcelo Roseno, nas negociações o bandido pede a presença de sua mãe, a PM foi buscá-la.18:30 min - chega a mãe do seqüestrador, mesmo assim ele não se entrega.
19h00 min A Polícia identifica o seqüestrador, Francisco de Jesus Pereira (Nequim do Diogo,residente a Rua Campo Grande, Bairro Dom Expedito,o seqüestrador responde por crime de assalto e tráfico de Drogas, saido recentemente da prisão.
19:17 min - A policia identifica o nome da diarista,(possível comparsa do crime, teria facilitado a entrada do mesmo) Maria Zélia Rodrigues de Oliveira, residente do alto da Brasília, a Polícia Civil, conduziu a mesma para a Delegacia Regional, para investigações.
19:20 min - Chega ao local o delegado de Sobral Dr, Herbert Ponte e Silva, passa a negociar com o seqüestrador, o seqüestrador corta a mangueira de um botijão de gás e ameaça explodir a residência e matar todo mundo.
20:40 min - O Bandido pede um carro e 10 mil reais
20:10 min - Efetua mais um disparo .muito gritos dentro de casa, acredita-se que o mesmo estava espancando a baba, ela pede socorro chorando muito, tudo isso sendo acompanhado por juízes, promotores ,delegado e comandante de PM de sobral mais o prefeito de sobral, que acabara de chegar para acompanhar as negociações
20:30 min Chega do local o superintendente da Poliícia Civil do estado do Ceará, delegado Dr. Dantas, que assume as negociações, entrou na residência e por mais de 1h30 min - negociou com o seqüestrador
22:00 min - , Momento mais difícil, sai da casa o seqüestrador apontado a arma na cabeça da baba que vinha com a criança nos braços
22:05 min - Entrou no banco traseiro do veiculo que conduzido pelo delegado Dr Dantas.
22:07 min - Sai o carro em alta velocidade circulando a cidade de sobral, sendo perseguido de perto por policial empresa e etc
22:10 min Foi com destino a Jaibaras, entrando no primeiro retorno e pegando a Br 222, distrito industrial.
22:12 min - Finalmente a policia consegue prender o seqüestrador, o pai da criança, lhe aplica um murro bem no rosto.
22:15 min - População tenta linchá-lo, o mesmo tem a proteção da policia.
22:17 min - Sai numa viatura na BR 222 para um lugar ignorado pela nossa reportagem.
23:10 min - Chega na delegacia de Polícia Civil, para ser ouvido pela autoridade competente, as porta da delegacia foram fechadas, para preservar a vida do seqüestrador ,evitando assim um linchamento ou uma invasão a delegacia por parte da população revoltada.